A nova fábrica da Logoplaste nos EUA, perto do Kansas, a quinta do grupo naquele país, vai arrancar com produção em junho do próximo ano, disse à Lusa o presidente, Filipe de Botton.
O investimento desta nova unidade, que irá produzir as embalagens Downy (o nome do detergente Fairy no mercado norte-americano) da Procter & Gamble, é de 31,5 milhões de dólares (24,3 milhões de euros, à taxa de câmbio atual), adiantou o responsável.
A Logoplaste conta com incentivos de cerca de 1,5 milhões de dólares (cerca de 1,1 milhões de euros) em créditos fiscais e de 90 mil dólares (cerca de 70 mil euros) por cada posto de trabalho criado, estimando-se a criação de 80 empregos.
Filipe de Botton sublinhou que a Downy «é o produto principal da Procter & Gamble nos Estados Unidos».
«Embora seja a nossa quinta fábrica nos Estados Unidos, é a décima na NAFTA», região que inclui Canadá, EUA e México, disse.
O gestor lembrou que há cinco anos a Logoplaste não tinha nenhum investimento nesta região.
«Passámos do nada para 10 fábricas, mais de 380 pessoas a trabalhar e 120 milhões de dólares de volume de faturação [cerca de 93 milhões de euros] desde 2007».
Em 2014, a Logoplaste estima para estas fábricas uma faturação de 140 milhões de dólares (108 milhões de euros), com um peso de 20% em relação ao negócio total do grupo que produz embalagens.
Questionado sobre se o grupo teve dificuldade em entrar no mercado norte-americano, Filipe de Botton disse que este «é mais aberto do que o europeu».
No México, a Logoplaste abriu há cerca de 10 dias uma nova unidade com a multinacional L'Oreal, que tem «um potencial para dobrar nos próximos quatro anos» e resulta de um investimento de 22 milhões de dólares (17 milhões de euros). O grupo tem outra unidade no mesmo país, onde produz para a Henkel. A aposta no mercado mexicano «demonstra o peso do México como destino de reindustrialização de produtos» para abastecer o continente americano.
A Logoplaste está presente em 18 países, entre os quais o Reino Unido, França, Espanha, Malásia ou Vietname, e conta atualmente com 62 fábricas.
Faturação deve crescer 8,5% este ano
A empresa espera este ano um crescimento de 8,5% na faturação, para 480 milhões de euros, depois de um aumento de 34% no ano passado. Para 2013, a subida esperada pelo presidente é de 20%
Atualmente, o peso dos negócios internacionais no grupo é de 90%.
Este peso não significa «que Portugal tenha decrescido, o negócio internacional é que foi crescendo», explicou o presidente da Logoplaste. Aliás, o único ano com «um decréscimo em Portugal é em 2012», um reflexo da crise que afeta o país.
![]() |
| Em 2014, a Logoplaste estima para estas fábricas uma faturação de 140 milhões de dólares. |
Fonte: Agência Financeira






0 comentários:
Enviar um comentário