![]() |
| Zilian, fundada em 2008, expande agora os seus horizontes de negócio |
Uma loja monomarca de calçado? O conceito, inovador no mercado português, apresentou-se em 2008 quando a Zilian abriu a primeira loja em Lisboa. Seguiu-se Braga, alguns pontos de venda pelo País, o online e, agora, Madrid.
Grande variedade de modelos de calçado, sempre trendy e a preços acessíveis, expostos em lineares organizados por tamanhos e cores e onde ambos os pés do par estão expostos, de forma a permitir uma lógica de self-service. Um conceito disruptivo e inovador, que veio romper com o paradigma das lojas de calçado no mercado português. Um conceito desenvolvido pelo Grupo Mar para a marca Zilian e que já lhe permitiu a expansão para fora de portas. Em 2008 abriu a primeira loja em Lisboa; em 2009 em Braga e já no final do ano passado avançou para a madrilena Calle Goya.
«Partindo da experiência adquirida no sector da moda em Portugal, o Grupo Mar desenvolveu este projecto com base em estudos realizados que identificaram uma oportunidade de negócio no mercado de calçado feminino. A Zilian nasce através de um investimento de um milhão e meio de euros por parte deste grupo numa marca 100% nacional, a pensar em mulheres cosmopolitas, exigentes e atentas à moda e às tendências», informam os brand managers da marca, Madalena Beirão e Duarte Beirão, sublinhando o facto de se tratar de um investimento que aposta na transversalidade e num conceito com forte componente trendy.
A resposta por parte dos consumidores só veio comprovar que a oportunidade de negócio identificada existia, de facto. Assim como, de resto, tinha já dado resultado em mercados como o brasileiro. E, face à incógnita de se estranhar o conceito – de loja e de oferta monomarca -, a procura e o volume de vendas mostraram a adesão à oferta. De tal forma que a Zilian acabou por traçar um trajecto pouco habitual para uma marca portuguesa! «Depois da loja em Lisboa, o nosso foco era abrir no Norte do País. Porto e Braga eram as cidades onde queríamos estar, tendo a oportunidade em Braga surgido primeiro. É uma cidade onde se respira juvenilidade, moda e inovação e por isso a Zilian teve uma óptima aceitação», esclarecem. Depois, bem depois foi uma extensão a grande parte do mercado. Não com lojas próprias mas com Zilian Points meticulosamente desenhados para se enquadrarem da melhor forma em lojas multimarca.
E que nunca deixassem de passar o conceito, o espírito, o ADN Zilian. Os responsáveis explicam: «O nosso objectivo é estar o mais próximo possível das nossas clientes e por isso elegemos algumas lojas em locais como Porto, Aveiro, Leiria, Santarém e Évora, apresentando uma cuidada selecção de modelos.» Um trabalho de proximidade complementado, posteriormente, com o desenvolvimento da loja online.
Mais recentemente, Zilian entra então em Espanha, num passo que traduz a aposta e ambição do Grupo Mar em conquistar novos mercados. «Estar presente agora em Madrid, com uma loja no centro da cidade, significa para a Zilian um passo em frente, mais um objectivo concluído. Tal como fazemos em Portugal, queremos também ajudar a inspirar as mulheres espanholas», vão realçando.
A maior parte dos modelos são os mesmos comercializados em Portugal, embora possa acontecer um de reforço de outros, em particular a nível de modelos de salto alto e modelos de festa. «Abrimos há relativamente pouco tempo mas temos tido um feedback muito positivo. As madrilenas ficam muito agradadas com o conceito e com o produto. Acreditamos que se identificam com a marca e com a oferta», contam os brand managers.
Não menos relevante tem sido a presença online no retalho de moda, que é para nós um dado adquirido. Os dois mentores confirmam que «as facilidades de compra, troca, devolução e o detalhe das especificidades do produto contribuem para um aumento exponencial de vendas». Mas a pedra de toque em todo o trajecto foi a localização da primeira loja, como confirmam: «Estar no centro de Lisboa – na Av. António Augusto de Aguiar – e numa zona de escritórios, com outros espaços comerciais como o El Corte Inglés, foi fundamental; no entanto, acreditamos que este espaço, com mais de 400 m2 de área expositiva e uma decoração e layouts inovadores, possa ter criado de imediato uma enorme curiosidade e interesse por parte do público.»
Encontrar o par
O conceito da Zilian foi, e é, proporcionar às mulheres o encontro com o “par perfeito” e uma experiência de loja inovadora e personalizada. Daí que as colecções apostem numa variedade alargada de modelos, exibidos numa loja que conta com uma área de exposição de produto em linear organizada por tamanhos e cores, sendo esta uma forte característica diferenciadora. «A experiência que passamos à nossa cliente é o principal, desde o atendimento personalizado aquando da chegada à loja (com serviço de valet parking) até finalizar a compra», esclarecem.
A campanha de lançamento em Madrid foi mais um exemplo da forma de comunicar da marca. «Fizemos um documentário sobre histórias e escolhas de vida de oito mulheres, partindo de um casting online dirigido a todas as madrilenas. Filmámos em plena Gran Via numa acção de rua que incluía uma caixa gigante de sapatos e apresentámo-lo na festa de lançamento da marca, com a presença de Martina Klein, uma conhecida modelo e actriz espanhola que aceitou o desafio de dirigir este filme. São cerca de 10 minutos de emoção e que espelham aquilo que a marca valoriza.»
Texto de Maria João Vieira Pinto
Fonte: Markeeter






0 comentários:
Enviar um comentário