A Martifer Solar, uma das áreas estratégicas do grupo juntamente com as construções metálicas, irá criar uma empresa em parceria no Japão, de modo a contrariar o abrandamento desta área de negócio na Europa.
A aposta no Japão assinala uma medida estratégica, do ponto de vista em que o país apresenta, hoje em dia, melhores condições no regulamento do sector fotovoltaico; desde a desactivação das centrais nucleares, Tóquio tem vindo a apostar com força nos mercados de energias renováveis, tais como o fotovoltaico, oferecendo tarifas de produção eléctrica atractivas.
![]() |
| A empresa aposta agora na entrada no mercado fotovoltaico do Japão. |
A entrada no mercado japonês será feita através de uma joint venture, plano que envolve a associação a um parceiro local. Devido ao mercado tradicional estar a amadurecer (ainda representa cerca de 70% da facturação da empresa), e com o corte nos apoios ao fotovoltaico, a empresa procura agora alternativas de crescimento. Uma das apostas ganhas da Martifer Solar são os EUA, onde começou na Califórnia, e hoje está presente em mais 9 estados.
Fonte: Diário Económico


